7 dicas para vender pelo WhatsApp

Se você ainda não utiliza o WhatsApp para divulgar e vender seu produtou ou serviço você está perdendo dinheiro.


Se você ainda não sabe, o Facebook é o dono do WhatsApp. Ele comprou a ferramenta de mensagens mais usada do mundo por alguns bilhões em 2014 porque sabia que era um excelente negócio.



São mais de 40 bilhões de mensagens trocadas entre usuários todos os dias em mais de 1 bilhão de grupos existentes na plataforma.


Então, se você ainda não está usando de forma eficaz essa plataforma, repito, está perdendo vendas.



O WhatsApp além de tudo, é uma plataforma que permite diversas formas de uso, desde grupos, listas de distribuição, compartilhamento de diversos tipos de mídias (imagem, vídeo, arquivos em PDF, texto), etc. Sabendo trabalhar corretamente essas funcionalidades com uma lista de contatos bem selecionadas as chances de sucesso são maiores.


Segue 7 dicas para utilizar de forma eficiente o WhatsaApp para suas vendas


1- Utilize listas de transmissão e não grupos


O WhatsApp permite que você crie listas de transmissão para enviar a mesma mensagem para até 256 contatos. Isso é muito legal porque você consegue a atenção do seu cliente que vai acabar vendo sua mensagem de uma forma ou de outra.

Em termos de interação com o cliente, os resultados de uma lista de transmissão quando comparados com os de grupos é muito bom. Afinal, quem aqui nunca se sentiu incomodado com uma mensagem em forma de corrente que foi enviada para o grupo?



É importante usar do bom senso para enviar as mensagens na lista de transmissão. Ofereça conteúdo ao cliente e as vendas ocorrerão naturalmente.


2- Ofereça conteúdo


É importante criar engajamento através de áudios, vídeos, textos e buscar também divulgar os perfis das suas outras redes sociais. Uma boa estratégia é fazer um resumo de uma postagem no seu blog ou enviar um vídeo com os benefícios do seu produto. Mas nada de exagerar no número de postagens, é necessário usar o bom senso e deixar sempre uma mensagem no final que se o cliente desejar poderá sair a qualquer momento da lista. Existem negócios que uma única mensagem por semana basta, já outros você precisa interagir com o cliente com mais frequência. Estude o comportamento do seu cliente para traçar sua estratégia.


3- Utilize o WhatsApp Web


Se você não sabia é possível acessar o seu WhatsApp na tela de qualquer computador, em outras palavras você pode transmitir a sua tela do celular para um ambiente no computador, chamado WhatsApp Web.

Esse processo é relativamente simples: Com seu celular, você lerá o QR Code que o site https://web.whatsapp.com/ oferecerá para você e desta forma já conseguirá acessar a sua tela do aplicativo. Isso pode facilitar bastante a administração das suas listas de transmissões e grupos.




4- Crie uma campanha de vendas


Faça uma série de mensagens vendedoras para vender o seu produto/serviço para os seus clientes. Muita gente imagina que as vendas pelo WhatsApp são individuais, onde você convence o cliente individualmente sobre o seu negócio, o que não é verdade. Através de listas você pode alimentá-los com uma série de mensagens e até lançar uma carta de vendas sobre o seu negócio.


5- Use e abuse dos gatilhos mentais


Gatilhos mentais são técnicas de persuasão que se relacionam com aspectos instintivos, emocionais e sociais presentes em todos os seres humanos. Quem aqui nunca comprou alguma peça de roupa e depois teve a conclusão que na verdade nem estava precisando dela?



Através dos gatilhos, você é capaz de engajar as pessoas no seu negócio e fechar vendas matando as objeções dos clientes. Listaremos 5 gatilhos para que você possa está utilizando nas suas vendas pelo WhatsApp:


a) Gatilho da Escassez e da Urgência

Exemplo: “Últimas unidades”, “corram que é só até o próximo final de semana”, “É agora ou nunca”.


As pessoas tendem a comprar, pois elas não querem deixar de ter uma condição que é limitada e finita e deixar que outras pessoas comprem no lugar delas.


b) Gatilho da Prova Social

Nesse caso você pode mostrar o número de seguidores que você possui, as pessoas usando o seu produto, depoimentos e avaliações de clientes. Isso chama-se prova social, onde o cliente é convencido que o seu produto realmente é bom, através da prova de sua audiência.


c) Gatilho da Garantia

SEMPRE, ofereça garantia sobre os seus produtos e serviços. Já viram os vendedores de TV como oferecem os produtos “Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta.” , esse é um gatilho mental muito poderoso.


d) Gatilho da Novidade

Esse é muito utilizado nas vendas da Apple, por exemplo. Criar listas divulgando lançamentos, novos produtos/serviços, novas instalações, etc. Isso na cabeça do cliente funciona como se ele tivesse saindo na frente dos demais.


e) Gatilho da Autoridade

Já viram aquela propaganda “Quem usa Tigre é autoridade no assunto”? Esse é um gatilho bastante usado para que você se posicione como autoridade do seu segmento, as pessoas tendem a associarem as marcas com a autoridade que elas propõem no seu mercado. Atue como uma autoridade do nicho em que você está inserido.


Enfim, são diversas as possibilidades de se utilizar do WhatsApp para aumentar as suas vendas. Essas são apenas algumas, vale a pena se aprofundar no tema.



Texto adaptado do artigo 7 dicas para fazer vendas pelo WhatsApp do SEBRAE. O conteúdo completo você pode encontrar em https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae.

9 visualizações0 comentário

Entre em contato

Nossas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram

Formas de pagamento

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. Site desenvolvido por Agência ME Marketing pra Todos com Wix.